sábado, 31 de maio de 2008

A Ética Protestante do Trabalho


Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) indagam que os ministros protestantes Martinho Lutero e João Calvino começaram instigar várias doutrinas, seus ensinamentos levaram a mudanças radicais até mesmo nos negócios. O ditado que eles utilizavam “Deus ajuda a quem se ajuda” elevaram a criação da Ética Protestante ou Ética de Trabalho.
Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) comentam que o sociólogo Max Weber, afirmava que o capitalismo teve grande impacto de desenvolvimento por causa da ética protestante, pois libertou as pessoas do peso da opressão imposto pelo catolicismo, ao fazer os negócios. Vários dizeres apoiavam a Ética Protestante a exemplo “Perda de tempo é um pecado mortal” e “Quem não quiser trabalhar, também não deve comer”, Max acreditava que esses dizeres influenciaram ao desenvolver o espírito capitalista.
Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) dizem que logo após a Idade das trevas começaram as reformas e conseqüentemente deram êxtase à ciência, à razão, à expressão e as novas descobertas. A teoria administrativa caminhou em passos lentos até a revolução Industrial que teve no século XVII.

Nenhum comentário: